Pular para o conteúdo principal

MATERIAL LÍTICO

prof. dr. Roberto da Silva Ribeiro

Usado primeiramente pelo seu valor taxonômico pelos arqueólogos, o material lítico teve como função principal ordenar no tempo e no espaço as diferentes fases, culturas e faces da Pré-História.
Para os princípios evolucionistas histórico-culturalistas, os grupos nômades dispunham essencialmente de pedra para fabricar seus instrumentos. Como eles não poderiam carregar muito peso em suas andanças, os objetos de pedra seriam então abandonados no acampamento de saída e refeitos no novo assentamento. Evidentemente esta visão tem uma série de falhas. Primeiro, os povos nômades disporiam de outros materiais, como a terra e o bambu, em qualquer localidade, segundo, não é qualquer tipo de pedra que se serve à feitura de implementos. Há regiões inteiras, como a Amazônia, a Mesopotâmia ou o Saara, em que pedras são raras, mesmo as de qualidade inferior. Um terceiro fator é que grupos nômades não saem perambulando a esmo. Em situações normais, eles seguem rotas com objetivos fixados (mobilidade residencial) e podem ocupar um mesmo território por séculos cumprindo um circuito predeterminado e voltando periodicamente a antigos acampamentos, onde poderiam ter guardado, por exemplo enterrando, artefatos não perecíveis para recuperá-los quer na estação seguinte, quer muitos anos depois.
A abordagem histórico-cultural, que dominou a disciplina arqueológica desde o século XIX, deu lugar a novas questões na segunda metade do século XX. A corrente francesa de pesquisadores como André Leroi-Gourhan desenvolveu uma chamada abordagem tecnológica, sob o ímpeto da etnologia. Esta abordagem indutiva baseia-se no empirismo, no estudo das cadeias operativas líticas e no papel social das técnicas.
Pesquisadores norte-americanos e anglo-saxões desenvolveram uma abordagem mais antropológica, impulsionada pela Nova Arqueologia e seu principal instigador, Lewis Binford. Com base numa abordagem hipotético-dedutiva, esta prática baseia-se em modelos elaborados particularmente a partir de dados etnográficos e depois testados à luz dos dados arqueológicos.
O material lítico é integrado nesses modelos de diferentes maneiras e foi estudado no contexto em que constitui uma variedade de respostas à adaptação de caçadores-coletores aos seus ambientes. Essas duas tradições intelectuais, embora não sejam incompatíveis, evoluíram de forma colateral e simultaneamente, independentemente uma da outra. Sendo os padrões de mobilidade e estabelecimento marcados pelo determinismo ecológico, a tecnologia lítica torna-se então um testemunho privilegiado da relação entre seres humanos e a natureza.
Diz Prous (2006:124) que embora as principais técnicas de trabalho da pedra (lascamento, polimento e picoteamento) sejam quase universais, há vários modos de lascar a pedra e cada grupo humano conhece o uso de apenas algumas delas. A observação das marcas de fabricação dos artefatos permite identificar grupos culturais que participam ou não de uma mesma tradição tecnológica. Os instrumentos de pedra podem ser variados e apresentar graus distintos de sofisticação.
A abordagem tecnológica baseia-se no conceito de cadeia operacional elaborado pelos estudos etnológicos. Esta ferramenta descritiva e analítica consiste em uma representação ordenada e hierárquica das etapas e gestos usados no processo de fabricação de um objeto, desde a aquisição da matéria-prima até o descarte do próprio objeto, e isso em um rigoroso quadro metodológico. A cadeia operatória torna-se uma grade de leitura, um diagrama simplificado que permite ordenar e analisar um processo complexo classificando os elementos conhecidos em relação uns aos outros, assim como os elementos conhecidos em relação aos elementos desconhecidos. Cada cadeia de operações deve considerar três ordens de elementos: objetos, sucessão de gestos (sequências técnicas) e conhecimento específico.
As sucessões de gestos são os próprios processos técnicos decomponíveis em sequências (aquisição da matéria-prima, extração de um bloco, formatação do volume, debitagem, abandono do núcleo, uso das ferramentas, manutenção das peças ativas, reparo, etc.) e em operações (abrasão das bordas do biface, correção de acidente de tamanho, preparação do plano de ataque, disposição das convexidades da superfície cortada, etc.). A ordem, o arranjo e o número desses gestos variam de uma cadeia operacional para outra de acordo com o objetivo do projeto de tamanho, os meios e o conhecimento disponível para o artesão. Eles são, portanto, muito reveladores de escolhas, comportamentos e estratégias de gestão a nível econômico. Esta tecnoeconomia é pensada, concebida e adaptada de acordo com as sociedades e os múltiplos contextos em que evoluem.
Uma forte mobilidade residencial poderia ainda favorecer o desenvolvimento de uma produção de suportes indiferenciados e, teoricamente, desfavorável à adoção de uma economia real do patrimônio. Se as classes de ferramentas pertencem a diferentes cadeias operacionais, o grupo nômade deve carregar toda a parafernália necessária para cada produção (diferentes tipos de núcleo, variedade de ferramentas feitas antecipadamente, variedade de suportes diferenciados para ferramentas de substituição, variedade de martelos e outras ferramentas de tamanho, etc.) (WALSH; 1998:64).
Dividindo as culturas pré-históricas em dois grandes grupos, os caçadores-coletores e os agricultores, os antropólogos perceberam que elas não são homogêneas. Subdividiu-se o grupo dos caçadores-coletores em forrageiros e coletores. Os primeiros são os mais “primitivos”, eles forrageariam os campos e florestas como fazem os animais, andando de um lado para o outro seguindo manadas de herbívoros e comendo o que encontram fortuitamente. Por sua vida nômade, não teriam acampamentos fixos. Já os coletores, permaneceriam acampados por longos períodos em um determinado lugar, caçando com armadilhas, coletando sementes duras, pinhões e nozes que seriam guardadas e consumidas aos poucos. Conhecendo melhor seu ambiente, saberiam quando determinadas plantas frutificam e quando as manadas migram, esperando por elas para fazer emboscadas.
As propostas iniciais de Binford combinavam as tecnologias mais rápidas, como o lascamento, com alta mobilidade residencial (forrageiros) e uma tecnologia cuidada (curated), como o polimento, a grupos com mobilidade logística (coletores). O principal objetivo do estudo dos fenômenos tecnológicos dos caçadores-coletores seria então destacar a relação entre as estratégias implantadas pelo grupo e as ferramentas que eles usam, isto seria uma resposta às restrições criadas pela mobilidade e o ecossistema.
No entanto, não houve consenso sobre a questão e as opiniões dos autores às vezes são contraditórias quanto à relação tecnologia/mobilidade. Por exemplo, o ferramental bifacial, o representante preferido das tecnologias cuidadas na América do Norte, foi visto como uma característica da forte mobilidade, mas poderia se relacionar mais a estratégias de mobilidade residencial que logística. Finalmente, muitos artefatos são encontrados em contexto de abandono, mais que no de manufatura ou de uso. Isto estimulou muitas pesquisas empreendidas para descobrir padrões de descarte ou refugo (TRIGGER; 2004:350).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ARTEFATO ARQUEOLÓGICO: QUESTÕES DE CONTATOS E IDENTIDADES PROF. DR. ROBERTO DA SILVA RIBEIRO O artefato arqueológico tem uma dupla natureza, ele é o testemunho de uma ação passada, sua produção e uso; e é também portador de uma atividade futura, seu estudo. É o documento da História e é a ilustração da teoria desenvolvida pelos arqueólogos. Assim, o artefato deve ser considerado sob dois aspectos: primeiro, pelo seu significado para a população que o produziu e, segundo, pelo seu significado atual, museológico e científico. O objeto arqueológico foi um objeto cultural e tecnológico no passado, mas também é um objeto cultural e patrimonial no presente. O objeto arqueológico é também um mediador na tomada de consciência pública sobre o patrimônio na demonstração, na restituição do conhecimento adquirido e nos questionamentos. Já a coleção é uma construção unicamente do presente. Ela é criada através do olhar classificatório da Arqueologia de hoje sobre os materiais do passa...

NOTAS

A cultura arqueológica está para a cultura histórica assim como a espécie paleontológica está para a espécie viva. Não saberíamos a diferença entre uma ovelha e uma cabra somente pelo esqueleto. Civilização não é um conceito arqueológico. Uma civilização é uma cultura que desenvolveu cidades e escrita, por ter escrita, ela fala por si mesma. Agricultura é diferente de horticultura.
DESENVOLVIMENTO DA ARQUEOLOGIA HISTÓRICA PROF. DR. ROBERTO DA SILVA RIBEIRO A Arqueologia Histórica, como a Arqueologia da cultura europeia transplantada para as Américas, nasceu, muito antes do seu nome, nos Estados Unidos e Canadá por volta de 1850. Primeiramente preocupada com a busca de pessoas e lugares famosos para a História nacional e oficial, esta Arqueologia vai ser praticada quase exclusivamente por arquitetos e historiadores. Os primeiros trabalhos em sítios históricos no Brasil remontam às décadas de 1930 a 1950, quando foram feitas investigações sem caráter sistemático ou corpus teórico e metodológico definido. Como primeiros exemplos dessas investigações temos, na década de 1930, os trabalhos de Hermann Kruse nas Casas Fortes na Bahia, e de Loureiro Fernandes nos túmulos de quilombolas no Paraná. Em 1940, Virginia Watson realizou investigações nas ruínas de uma vila espanhola no Paraná chamada Ciudad Real del Guairá. Já em 1950, Loureiro Fernandes estudou o ...